Especialização em Prótese Dentária

 

 

 

 

  Prof.ª ValériaCoordenadora: Prof.ª Dra. Valéria Oliveira Pagnano de Souza

  Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto USP (1990), residência em Prótese Dental em forma de especialização pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, mestrado (1996) e doutorado em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto USP (1999) e livre-docência pela FORP-USP (2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Reabilitação Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese parcial removível, fusibilidade, resistência de união metalocerâmica, titânio cp e ligas de Ni-Cr e Co-Cr.

 

 

 

 

Vice-Coordenadora:Prof.ª Dra. Renata Cristina Silveira R. Ferracioli.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: titânio, prótese parcial removível, fundição, prótese sobre implantes e ligas odontológicas.

 

 

Corpo Docente das Disciplinas Aplicadas

 

- Prof.ª Dra. Cláudia Helena Lovato da Silva

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (1996), mestrado (1999) e doutorado (2002) em Odontologia, na área de Reabilitação Oral, pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e atua, junto à Graduação, na área de Prótese total e Prótese Buco-facial. Na Pós-graduação, desenvolve pesquisas ligadas às linhas de Pesquisa em clínica odontológica e Pesquisa em materiais e técnicas odontológicas, tendo como temas principais de estudo: prótese total, biofilme, higienização, resinas acrílicas, reembsadores e propriedades mecânicas. Passou a função de Professora Associada em 2009.

 

 

- Prof.ª Dra. Andréia Cândido Reis

 

- Prof.ª Dra. Helena de Freitas Oliveira Paranhos

Helena de Freitas Oliveira Paranhos concluiu o Curso de Graduação em Odontologia em 1984 (FORP-USP). Obteve o título de Especialista em Prótese Dental em 1986 (FORP-USP) e em Periodontia em 1988 (FOB-USP). Tem Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Reabilitação Oral (FORP-USP). Obteve o Título de Livre-Docência em 2003. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP, sendo Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Odontologia (Área de Reabilitação Oral). É assessora ad-hoc da Fapesp. Atua em Linha de Pesquisa relacionada ao "Controle e Manutenção de Próteses Totais", atuando principalmente nos temas "Biofilme em Prótese Total" e "Higienizadores de Próteses Totais".

 

- Prof. Dr. José Paulo Ribas

 

- Prof.ª Dra. Maria de Fátima Jurca da Motta

 Possui mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP, Área de Clínica Integrada. Tem experiência na área de Reabilitação Oral, com ênfase em Clíinca integrada, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia, dentística, estética, periodontia, reabilitação periodontal e reabilitação protética.

 

- Prof.ª Dra. Mariane Gonçalves

Graduada em Odontologia pela FORP-USP (1983), cursou o mestrado (1991) e o doutorado (1995) em Reabilitação Oral também pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP, vinculada ao Departamento de Materiais Dentários e Prótese, junto às disciplinas de Clínica Integrada Profissionalizante e Adequação do Meio Bucal, Diagnóstico e Planejamento Clínico Integrado. Professora Orientadora da Áárea de Reabilitação Oral da Pós-graduação da FORP. Desenvolve atividades de pesquisa com ênfase em Materiais Odontológicos, relativos aos temas: sistemas adesivos, dentina, cerâmica e estética.

 

- Prof. Dr. Osvaldo Luiz Bezzon

 Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Odontologia Reabilitação Oral Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Odontologia Reabilitação Oral Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em prótese e clínica integrada, atuando principalmente nos seguintes temas: ligas alternativas, ligas de ni-cr, protese parcial removivel, clínica odontológica, titanium e fusibilidade.

 

- Prof.ª Dra. Regina Cristina Silveira

 Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: titânio, prótese parcial removível, fundição, prótese sobre implantes e ligas odontológicas.

 

- Prof. Dr. Valdir Antônio Muglia

 Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Reabilitação Oral pelo Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Reabilitação Oral pelo Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000). Desde 1994 é professor na disciplina de Prótese Total do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de reabilitação oral e implantodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: implantes, prótese total, prótese dental, moldagem e técnicas de moldagem funcional.

 

Prof. Dr. Vinícius Pedrazzi

Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987), onde também cursou Residência Odontológica em Endodontia (1988 e 1989), possui dois Títulos de Especialista: em Endodontia e em Prótese Dentária. Possui Mestrado (1996) e Doutorado em Odontologia (1999), ambos no Programa de Reabilitação Oral pela FORP/USP. Atualmente é Professor Associado 1 (MS-5) da Universidade de São Paulo, responsável pela Disciplina de Clínica Integrada Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas bioadesivos para a liberação modificada de fármacos; Materiais dentários preventivos e correlatos; Prótese dentária; Implantes dentários; Endodontia e Halitose. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx FORP/USP) e Coordenador da Câmara de Ação Cultural e de Extensão Universitária da USP. Participou de 101 Congressos e apresentou 118 resumos/painéis publicados em anais de eventos; tem 52 trabalhos completos publicados; 1 capítulo de Livro, 71 artigos publicados em Jornais e Revistas. Coordenador de Projetos, ministrou 148 Cursos e Palestras. É Assessor Ad-Hoc (Referee) da FAPESP e de 20 revistas nacionais e internacionais; assessor/avaliador da SBPq-O. Membro do corpo editorial de 4 periódicos, foi Professor Homenageado, Paraninfo e Patrono por 21 ocasiões, e Nome da 77ª Turma de Odontolandos da FORP/USP. Recebeu 7 premiações por apresentações de trabalhos em congressos. Atuou como Cirurgião-Dentista e Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Cravinhos - S.P. por 13 anos, onde foi Homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores pelos relevantes serviços prestados à população Cravinhense. Trabalhou como clínico (Reabilitação Oral) em consultório particular por 14 anos. É Orientador Pleno (ME e DO) no Programa e Área de Reabilitação Oral da FORP/USP (2002-2012). Orientou 15 Iniciações Científicas, 13 Trabalhos de Conclusão de Curso, 17 estagiários PAE, 6 Mestrados Acadêmicos e 4 Doutorados. Contabiliza 75 orientações, nos níveis graduação e pós-graduação. Participou de 154 Bancas Examinadoras nos níveis de ME, DO, Livre-Docência e Processo Seletivo para Contratação Docente. Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa (EBD) - OHG (Oral Health Group) da Cochrane Review, e é membro do Brazilian Oral Health Group - Cochrane Collaboration, criado em 2007. Possui fator Índice H = 7 e é associado à IADR desde 2009.

 

Prof. Dr. Wilson Matsumoto

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Fixa e Prótese sobre Implantes atuando principalmente nos seguintes temas: prótese parcial fixa, oclusão, prótese fixa, biossegurança e biofilme.

 

Corpo Docente das Áreas Afins

- Prof. Dr. Cássio Edvard Sverzut

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e pós-doutorado na Universidade de Washington, Seattle, Estados Unidos da América (2005-2006). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia ortognática, traumatologia buco-maxilo-facial, implantodontia e bicompatibilidade de materiais de sintese óssea.

 

- Prof.ª Dra. Fernanda C. Panzeri Pires de Souza

 Fernanda de Carvalho Panzeri Pires-de-Souza concluiu o doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) [Rib.Preto] pela Universidade de São Paulo em 1999. Atualmente é Professor Associado (Livre-Docente) da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Publicou 52 artigos em periódicos especializados e 158 trabalhos em anais de eventos. É relatora de periódicos nacionais e internacionais e parecerista "ad hoc" da FAPESP desde 2008. É orientadora plena (Mestrado e Doutorado) do Programa de Reabilitação Oral do Departamento de Materiais Dentários e Prótese, com 8 orientações de dissertações de mestrado concluídas. Atualmente, orienta 2 teses de doutorado, 2 dissertações de mestrado e 4 iniciações científicas, 2 com bolsas. Exerce diversas atividades administrativas em sua Unidade. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral da FORP, Presidente da Comissão de Tutoria e responde pela Vice-Chefia do Departamento de Materiais Dentários e Prótese. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Materiais Odontológicos, com ênfase em Estabilidade de cor, Biocompatibilidade e Radiopacidade de materiais odontológicos e Biossegurança relacionada aos Materiais Odontológicos.

 

- Prof.ª Dra. Juliana Mazzonetto Teófilo

 

- Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini

 GRADUAÇÃO: ODONTOLOGIA (1978) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Universidade de São Paulo (USP).... PÓS-GRADUAÇÃO: Mestrado (Diagnóstico Bucal - 1982) e Doutorado (Diagnóstico Bucal - 1983) realizados na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP). ..... LIVRE DOCENTE em Radiologia (FORP/USP-1995).... Professor TITULAR em Radiologia (FORP/USP/2009).... ATIVIDADES:... a) ENSINO: Graduação e Pós-Graduação (Faculdade de Odontologia - FORP/USP); ...b) EXTENSÃO: Consultor de Corpo Editorial (Periódicos Nacionais e Internacionais); ...Assessor Científico (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica-SBPqO); ...Consultor Científico (Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná; ...Consultor Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, ...Relator Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; ...Professor Colaborador (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto; c)... PESQUISA: Odontologia: Ênfase em Radiologia Odontológica, principalmente nos segmentos de:... 1) Multimeios: CD-ROM, DVD, Videoteca, Hipertexto, Teleodontologia, Tele-educação (Telepresença e Tele-aula), Telessaúde, Telediagnóstico (Diagnóstico Online), Videoconferência (Teleconferência) e Fórum de Discussão;... 2) Educação: Ensino/Aprendizagem, Ensino Baseado em Problema (PBL), Odontologia Baseada em Evidências (OBE), Ensino a Distância (EaD) e Avaliação; 3) Estomatologia: Radiologia Odontológica, Diagnóstico Diferencial, Biossegurança em Imagenologia Odontológica. ...Participou da criação e implantação: Em 2004 (Coordenador): Pólo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE-FORP-USP).... Em 2005 (Editor): Revista Brasileira de Teleodontologia (ISSN 1809 0745).

 

- Prof. Dr. Raphael Freitas de Souza

 Raphael Freitas de Souza possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (2000), mestrado em Reabilitação Oral Área de Prótese pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (2003) e doutorado em Reabilitação Oral - Área de Prótese pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (2005). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese total, prótese, resina acrílica, propriedades físicas e oclusão dentária.

 

- Prof. Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva

Professor Doutor - Área de Odontologia Legal - FORP/USP/Ribeirão Preto; Especialista em Odontologia Legal pelo CFO; Coordenador da Prática Profissionalizante em Odontologia Legal e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Odontologia Legal da FORP/USP; Orientador de Mestrado - FORP/USP; Autor do livro "Orientação Profissional para o Cirurgião-Dentista: Ética e Legislação"; Presidente da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL 2012/2014); Atuação pericial em colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Atuação pericial em colaboração com o Laboratório de Antropologia Forense - CEMEL/FMRP/USP.

 

 

 



 
 

Facebook

Twitter
Home | Quem Somos | Cursos | Corpo Docente | Eventos | Contato
Avenida do Café  -  Monte Alegre - Campus USP  -  Ribeirão Preto  -  16 3315-4079  /  16 3315-4121  /  16 3315-4079
FUNORP © 2017. Todos os direitos reservados.

Seu Produto Na WEB - Criação de Sites