Alguma dúvida? Envie um contato →


Especialização em Periodontia - NOVA TURMA MARÇO DE 2024

  • Parceiros Funorp
  • Parceiros Funorp

Especialização em Periodontia - NOVA TURMA MARÇO DE 2024

Estamos iniciando a abertura das inscrições para NOVA TURMA. É um curso da Universidade de São Paulo (Diploma pela USP), registrado no CFO (apenas 12 alunos por turma), ministrado por professores doutores, livre-docentes e titulares, todos também pesquisadores.

 

 As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetivadas até 19-02-2024. A seleção dos inscritos ocorrerá no dia 23-02-2024 às 14:00h de forma TOTALMENTE ONLINE. Será realizada uma prova-entrevista simples para conhecermos melhor os candidatos. 


Referências bibliográficas para a prova-entrevista:

  1. Newman MG, Takei H, Klokkevold PR, Carranza FA. Carranza Periodontia Clínica- 12a ed. Elsevier, 2016.

  2.  Lindhe J, Lang N, Karring T.  Tratado de periodontologia clínica e implantologia oral, 6a ed. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2018.

  3.  NOVAES JUNIOR, AB,  NOVAES, AB. Procedimentos Cirúrgicos em Periodontia e Implantodontia. 1. ed. São Paulo: Editora Artes Médicas, 2004. 

Para a inscrição, o aluno deverá entrar em contato com Magda ou Cristiane na Secretaria da FUNORP no telefone (16) 99640-0521 e solicitar a ficha de inscrição. Estaremos também encaminhando juntamento com este e-mail a FICHA DE INSCRIÇÃO.
Após o preenchimento da ficha de inscrição, o aluno deverá enviá-la para o e-mail secretaria@funorp.com.br juntamente com uma cópia do CRO.  As demais documentações exigidas na ficha de inscrição podem ser trazidas durante o exame de seleção. 

 

Será um prazer ter você em nosso time USP.
 

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
 
O curso ocorre de segunda a quinta-feira, uma semana por mês. É um curso da Universidade de São Paulo (Diploma pela USP), registrado no CFO (apenas 12 alunos por turma), ministrado por professores doutores, livre-docentes e titulares, todos também pesquisadores. Aborda toda a Periodontia cirúrgica e não cirúrgica. Cada um dos tópicos do conteúdo programático é desenvolvido em uma ou mais aulas (dependendo de sua complexidade). Além disso, temos muitos horários práticos de clínicas, com atendimento a pacientes em casos variados.
Em nosso primeiro módulo do curso, estaremos explicando todo o esquema de funcionamento das atividades clínicas, teóricas e laboratoriais, bem como apresentando a lista de materiais e instrumentais necessários.
Durante as atividades clínicas do curso, o aluno terá a oportunidade de trabalhar com diversos materiais, como: Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF), Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana, Enxertos Ósseos Xenógenos (Geistlich), Membranas de Colágeno (Geistlich), Emdogain (Straumman), Mucoderm (Botiss), Mucrograft (Gestilcih) e outros. Nossa equipe tem parcerias com as maiores empresas internacionais no ramo da regeneração tecidual em Odontologia que dão suporte às atividades clínicas e laboratoriais do curso. Alguns materiais estão ainda em fase de lançamento no mercado. Como nossa equipe realiza os testes e pesquisas desses materiais junto à FORP-USP, o aluno poderá ter contato em primeira mão com os mesmos. O aluno terá hands-on exclusivos para aprender o passo a passo referente ao uso de cada biomaterial ou técnica cirúrgica. 
Em nosso curso, o aluno também realizará diversos procedimentos envolvendo cirurgias plásticas periodontais e peri-implantares. O aluno terá a oportunidade de trabalhar com diversas técnicas para recobrimentos radiculares, ganho de mucosa cretinizada, correções de defeitos da mucosa peri-implantar e correção do sorriso gengival. Dentre as técnicas cirúrgicas para correção do sorriso gengival, aprenderá desde aquelas envolvendo remoção de osso e tecido gengival, como também aquelas envolvendo reposicionamento labial.
Nos módulos de Implantodontia, o aluno poderá realizar procedimentos de preservação de alvéolos de extração por meio de regeneração óssea guiada, executará planejamentos digitais em imagens tomográficas e realizará a instalação clínica de implantes dentários osseointegráveis.


O investimento mensal R$ 1.705,00.  

Taxa de inscrição: R$ 100,00


Temos uma das 12 vagas do curso que será gratuita, e o aluno bolsista será selecionado por um processo com normas específicas da FORP-USP (as normas serão divulgadas e aplicadas após a seleção dos 12 alunos que ocuparão as vagas do curso. O aluno bolsista deve cumprir 12 horas mensais presenciais na FORP-USP além dos dias em que estará presente no módulo de especialização. 


O curso inicia no dia 04 de março de 2024 (módulo de 04 a 07 de março), e no primeiro módulo forneceremos o cronograma detalhado do curso. 


-----------------------------------------------------------------
Conteúdo programático detalhado do Curso de Especialização em Periodontia:
Anatomia e histofisiologia do Periodonto; Etiopatogenia das Doenças Periodontais; Classificação atual das Doenças Periodontais; Microbiologia das Doenças Periodontais; Métodos atuais de diagnóstico clínico em Periodontia; Diagnóstico por imagem em Periodontia e Implantodontia (radiografias e tomografias); Manifestações clínicas e tratamento dos processos agudos periodontais (abscessos, pericoronarites); Inter-relação Endodontia-Periodontia; Medicina Periodontal; Instrumental periodontal; Preparo básico do paciente; Princípios básicos das cirurgias periodontais; Gengivectomia e Gengivoplastia; Enxertos gengivais livres de conjuntivo e epitélio-conjuntivo; Técnicas cirúrgicas mucogengivais estéticas para Periodontia e Implantodontia: Deslize lateral, Deslize coronal, Papila dupla. Retalhos em Envelope; Correção cirúrgica do sorriso gengival; Microcirurgia em Periodontia; Retalhos em cunha; Retalhos para acesso ao tecido ósseo; Retalho Dividido; Manipulação ressectiva do tecido ósseo (osteotomia e osteoplastia); Aumento de coroa clínica com finalidade protética; R.A.I. (Interface alvéolo-restauração); Procedimentos regenerativos e reconstrutivos do tecido ósseo – Uso de Membranas e Enxertos; Regeneração Tecidual e Óssea Guiadas; Biomateriais em Periodontia e Implantodontia; Condicionamento biológico da superfície radicular; Quimioterápicos sistêmicos e locais na doença periodontal; Probióticos em Periodontia; Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana; L-PRF em Periodontia; Tracionamento e Contenções em Periodontia; Planejamento de Casos Clínicos; Acompanhamento individualizado de pacientes; Introdução à Implantodontia: princípios da ossoeintegração, princípios básicos de cirurgias para implantes, sequência cirúrgica para implantes, workshop cirúrgico de implantes, tratamento da periimplantite.



DURAÇÃO: 23 meses

PERÍODO: Mensalmente

CARGA HORÁRIA: 897 horas/aula

INSCRIÇÃO: consulte a secretaria da FUNORP tel. (16) 3315-4079

www.funorp.com.br - secretaria@funorp.com.br