Alguma dúvida? Envie um contato →


Especialização em Implantodontia - MARÇO DE 2024

  • Parceiros Funorp
  • Parceiros Funorp

   CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA

 

 Estamos  iniciando a abertura das inscrições para nova turma. É um curso da Universidade de São Paulo (Diploma pela USP), registrado no CFO (apenas 12 alunos por turma), ministrado por professores doutores, livre-docentes e titulares, todos também pesquisadores.

 

As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetivadas até 19-02-2024. A seleção dos inscritos ocorrerá no dia 26-02-2024 às 14:00h de forma ONLINE. Será realizada uma prova-entrevista simples para conhecermos melhor os candidatos. Temos uma das 12 vagas do curso que será gratuita, e o aluno bolsista  será selecionado por um processo com normas específicas da FORP-USP.

 

Sugestão de referências bibliográficas para a prova-entrevista:
1.       Lindhe J, Lang N, Karring T.  Tratado de periodontologia clínica e implantologia oral, 6a ed. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2018.
Capítulos: Rebordo Alveolar Edêntulo; A Mucosa em Torno de Dentes e de Implantes; Osteointegração; Cronologia da Instalação de Implantes; Procedimentos para Aumento da Crista; Implantes em Área de Prioridade Estética, Implantes na Região Posterior.

 

 

Para a inscrição, o aluno deverá entrar em contato com Magda ou Cristiane na Secretaria da FUNORP nos telefones (16) 3315-4079 e solicitar a ficha de inscrição. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o aluno deverá enviá-la para o e-mail secretaria@funorp.com.br juntamente com uma cópia do CRO.  As demais documentações exigidas na ficha de inscrição podem ser trazidas durante o exame de seleção. 

 

O curso inicia-se no dia 18 de março de 2024 (módulo de 18 a 20 de março de 2024), e no primeiro módulo forneceremos o cronograma detalhado do curso, lista de instrumentais e todos os materiais necessários. 

Será um prazer ter você em nosso time USP.

 

 

----------------------------------------------------------------

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


O curso aborda toda a Implantodontia com modernos conceitos e sua íntima relação com a Prótese e com a Periodontia em um caráter inovador. Seguem abaixo os tópicos que compõem o conteúdo teórico do curso. Cada um desses tópicos é desenvolvido em uma ou mais aulas (dependendo de sua complexidade). Além disso, temos muitos horários práticos de clínicas, com atendimento a pacientes em casos variados.
 
Durante as atividades clínicas do curso, o aluno terá a oportunidade de trabalhar com diversos materiais, como: Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF), Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana, Enxertos Ósseos Xenógenos (Geistlich), Membranas de Colágeno (Geistlich, Straumman), Mucoderm (Botiss), Mucrograft (Gestilcih), Implantes com conexão morse (Neodent, Straumman, Nobel) e outros. 
 
Nossa equipe tem parcerias com as maiores empresas internacionais no ramo da regeneração tecidual e da implantodontia que dão suporte às atividades clínicas e laboratoriais do curso. Alguns materiais estão ainda em fase de lançamento no mercado. Como nossa equipe realiza os testes e pesquisas desses materiais junto à FORP-USP, o aluno poderá ter contato em primeira mão com os mesmos. O aluno terá hands-on exclusivos para aprender o passo a passo referente ao uso de cada biomaterial ou técnica cirúrgica, bem como conhecerá os diversos sistemas nacionais e importados disponíveis para instalação de implantes dentários.
 
O curso capacita o aluno para a realização de diversos procedimentos cirúrgicos, como: aumentos vertical e horizontal de rebordo alveolar, enxertos ósseos autógenos, enxertos de tecido mole para correção de defeitos da mucosa peri-implantar, preservação de alvéolos de extração, levantamentos de seio maxilar, tratamento de infecções peri-implantares, instalação de implantes imediatos em áreas estéticas, instalação de implantes unitários ou múltiplos, cirurgias guiadas.
 
Na fase protética do curso, o aluno poderá realizar reabilitações simples e complexas. Será capacitado para: conhecer as indicações, vantagens e desvantagens de próteses parafusadas ou cimentadas, realizar condicionamento gengival com coroas provisórias, selecionar pilares protéticos e individualizar o perfil de emergência, executar diferentes técnicas de moldagem, trabalhar com a conexão morse e plataforma switching com excelência.


 
Investimento: 

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 100,00
Mensalidade: R$ 2.189,00
 ----------------------------------------------------------------

Conteúdo programático detalhado do Curso de Especialização em Implantodontia:


Cirurgia:
Avaliação clínica pré-operatória; Terapêutica medicamentosa; Histórico da implantodontia e princípios biológicos da osseointegração; Componentes cirúrgicos dos diferentes sistemas nacionais e internacionais para instalação de implantes dentários; Uso de exames de imagem em Implantodontia; Anestesiologia em Implantodontia; Instrumentais cirúrgicos em Implantodontia; Planejamento e técnica cirúrgica para instalação de implantes; Acidentes e complicações em implantodontia; Fatores de risco sistêmicos e locais na Implantodontia; Princípios de Regeneração Óssea Guiada; Uso de enxertos ósseos e biomateriais em Implantodontia; Técnicas avançadas de reconstrução óssea: levantamento de seio maxilar e aumento vertical de rebordo edêntulo; Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos – L-PRF; Implantes imediatos e tardios: quais as evidências atuais?; Carga imediata, precoce e convencional em implantes dentários; Fatores mecânicos e cirúrgicos relacionados com mudanças do nível da crista óssea alveolar ao redor de implantes dentários: onde estamos?; Cirurgias plásticas peri-implantares; Implantes imediatos em área estética e técnicas de preservação de alvéolos de extração dentária; Uso de magnificação e a micro cirurgia aplicada à implantodontia; Inter relação orto-implante; Reabilitações avançadas em Implantodontia (cirurgia hospitalar, cirurgia ortognática, enxertos em bloco); Periimplantite: diagnóstico, prevenção e tratamento; Implantes curtos; Implantes zigomáticos


Prótese:
Introdução à Prótese sobre Implantes; Diagnóstico e Planejamento em Prótese sobre Implantes; Moldagem de estudo; Técnicas de Moldagem em Prótese sobre Implantes; Intermediários e Componentes Protéticos; Próteses Unitárias e Parciais Fixas; Restaurações Provisórias sobre Implantes; Próteses Totais Fixas e Overdentures; Oclusão em Prótese sobre Implantes; Fundamentos de Estética em Odontologia Restauradora

 

 

 Aguardamos sua inscrição!

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

 

Secretaria da FUNORP:

Telefone: (16) 3315-4079 / (16) 9-9640-0521

E-mail: secretaria@funorp.com.br